sábado, 30 de maio de 2015

Liderança se faz mostrando o caminho.

Ola! 
Começar o começo.
            "A estrada da evolução é repleta de oportunidades para o aprendizado, tenho visto que aprender é o verbo de ação que impulsiona a caminhada. A cada dia, descobrimos algo novo no trajeto: circunstâncias, pessoas, sabores, experiências… O conhecimento nos leva ao destino que devemos chegar." (Rodrigo Leite)       
Quando somos criança às vezes temos dificuldades para desenvolver algumas tarefas, por exemplo, descascar uma simples mimosa, com os dedos miúdos, ainda fracos, não temos forças para dar início (fazer aquele primeiro furo na mimosa) diante dessa dificuldade nos resta pedir ajuda a alguém, então pedimos aquele que mais confiamos… “pai começa o começo”.   
 Prontamente o pai responde a necessidade do filho e faz aquele primeiro furinho, e com os dedos delicados ainda com dificuldades ele consegue chegar ao final do seu objetivo (descascar a fruta).  
Essa historia é tão poderosa e certeira que mostra detalhes e mensagens muito importantes sobre nossas atitudes e modo como encaramos nossos desafios.  
A atitude da criança é de alguém que quer crescer, e do pai é mostrar o caminho.  
Sempre que uma dificuldade aparece em nosso caminho, precisamos saber por onde começar, e quando temos duvidas ou não sabemos, às vezes sentimos falta de alguém para “começar o começo”. 
A lição se faz nas atitudes da liderança, onde começar o começo não significa fazer todo o trabalho,.. significa mostrar o caminho, dar luz a escuridão, elucidar o problema, dar um conselho e ser solidário. A atitude de querer aprender é de quem quer crescer, ser protagonista e não esperar que façam por você, assumindo a responsabilidade e ser participativo na historia, fazendo parte da solução ou do problema. 
 A ocasião revela as pessoas, a educação molda com caráter e personalidade. 
"Liderar é aprender a descobrir os revelados talentos da sua equipe, revelar o poder de criação de cada integrante de seu time. Fortalecer e lapidar o que cada um tem de melhor. Maravilhar-se com as imperfeições humanas, participando e interagindo a ponto de interessar-se pela alma e não somente pela competência. Revelando o que este oculto, conhecendo-se o que esta subscrito, dando luz ao que nunca foi dito, interessando-se por gente." (Rodrigo Leite)  
Pense nisso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário