quinta-feira, 28 de maio de 2015

Compartilhar

Compartilhar não significa dar o que se tem de sobra, compartilhar significa dar o melhor que você tem para o aprendizado alheio, para o crescimento do próximo, sem egoísmo sem querer guardar conhecimento como se fosse imperador, guardião de uma relíquia que não pode ser tocada. 
Na estrada da evolução tenho encontrado pessoas que não sabe amar, … lamentavelmente precisam aprender para o bem de si mesmo, tenho encontrado pessoas que não sabem esperar, … precisam entender que a paciência requer muita pratica, … tenho encontrado aqueles que não sabem compartilhar, … precisam aprender que o egoísmo leva ao insucesso.  O Professor Mario Sergio Cortela deixa claro em seu livro “Qual é a Sua Obra” uma reflexão sobre o que você vai deixar, que não se gasta, não se quebre, não se perde e que não gere fratricídio.
Em uma outra obra “Antologia Poética” de Carlos Drummond de Andrade cita-se “seus dentes de ouro, sua única fortuna. Cobertos de terra perderão o seu brilho e não servirão como lastro financeiro”. Ambos fazem apologia ao epitáfio. É preciso plantar a semente regar a alma e decorar o coração. 

Um certo dia você vai olhar para traz e perceber que tem um monte de histórias para contar, dessas com “H” e letra maiúscula, dessas que vida escreve a cada um, todos os dias e vai sentir a necessidade de conta-las a alguém. Então comece agora, compartilhe. Conhecimento e sabedoria sem ser aplicado é como um monte de livros no lombo de um burro.
Compartilho com vocês conceitos e saberes da minha própria experiência errante. Porque acredito que a formação de um indivíduo ético está dentro de uma pedagogia direcionada.
Que seria de nós se o professor primário não compartilhasse o A, B, C, …, se o professor de história não compartilhasse que o Brasil foi descoberto em 1.500, … se os nossos pais não tivessem compartilhado a educação, princípios e valores, … se nossos companheiros de trabalho não compartilhasse conhecimentos. Tudo seria mais difícil.
Quem compartilha aprende, ama a vida e contribui para o crescimento alheio. Costumo dizer que ao sair de casa temos que passar pelo “humildificador” dessa forma você estará contribuindo no mais alto grau para o desenvolvimento humano.
Pense nisso !!!
Abraço .

Nenhum comentário:

Postar um comentário